Nessa matéria, você vai conhecer uma moto chopper extremamente ousada, desenvolvida por um projetor, construtor e mecânico de equipamentos agrícolas e de outros setores, chamado Al Hackel, que decidiu se aventurar na construção de projetos de motos customizadas.
Al Hackel encontrou vendendo no Ebay um cilindro de um motor radial de aeronave da família Wright R-975 Whirlwind e decidiu construir um motor ao redor dele.

Al produziu peças sob medida para esse cilindro, como cárter, biela, virabrequim e comando de válvulas e utilizou uma transmissão Harley de 1947, para conceber um motor monocilíndrico de quase 1700cc.

O visual dessa moto foi todo pensado buscando um estilo retrofuturista e, como uma chopper de respeito, ela recebeu uma versão mais alongada dos garfos Vincent girdraulic, modelados em boa parte com esmerilhadeira angular. A frenagem ficou por conta do freio a tambor de um Toyota Matrix.


Al apelidou sua criação de “Trovão a 10 Hz” e disse que pilotá-la poderia gerar ao mesmo tempo terror e euforia.
O tanque estilo gota foi cuidadosamente moldado para abraçar o chassi e o cabeçote do motor. O banco selim foi equipado com duas molas barril, o único “amortecimento” da traseira rabo duro. O farol, a lanterna, as cornetas e o câmbio suicida são um espetáculo à parte, recebendo detalhes em vidro.





Quando perguntado se teria algum ponto em especial na construção dessa obra-prima que o deixou mais orgulhoso, Al simplesmente respondeu que não, que apenas sentia alívio que a moto funcionava.
Vale ressaltar que essa não é uma moto que prioriza o conforto e nem uma fácil pilotagem, principalmente em ruas e estradas como as nossas aqui no Brasil, mas com certeza ela é um grande feito do ponto de vista estético e mecânico, tendo sido necessário um alto grau de conhecimento técnico para sua concepção e construção. Apresentada no “Handbuilt Motorcycle Show” e no “One Moto Show” de 2024, essa obra-prima é um tributo à inovação e à criatividade no mundo das motos customizadas.

A única questão que fica é a seguinte: você teria coragem de bater pedal nessa moto?
Se você gostou dessa matéria, compartilhe com quem você acha que também vai ficar impressionado com esse projeto.