Olá, pessoal! Hoje, vamos entender melhor dois sistemas de frenagem diferentes para ajudar você a fazer a escolha certa na hora de comprar sua motocicleta. Fique ligado para conhecer as características de cada opção e descobrir qual delas se encaixa melhor no seu estilo de pilotagem e atende mais às suas necessidades.
Se o ABS é como aquele amigo que não deixa você derrapar na pista de dança, o CBS é como o freio auxiliar do instrutor de autoescola que freia junto com você.
Os sistemas de frenagem CBS (Combined Braking System – Sistema Combinado de Frenagem, também chamado de Combi Brake) e ABS (Anti-lock Braking System – Sistema de Frenagem Anti-travamento) são tecnologias desenvolvidas para aumentar a segurança e o controle durante o processo de frenagem. São itens obrigatórios em todas as motos emplacadas no Brasil a partir de janeiro de 2019, sendo exclusivamente o ABS em motos acima de 300cc ou 22kw, e a opção de ABS e/ou CBS nas motos de baixa cilindrada. Embora tenham o mesmo objetivo, confira abaixo como eles funcionam de maneiras bem distintas.
Sistema ABS

O ABS é um sistema eletrônico que previne o travamento das rodas durante uma frenagem brusca. Ele opera por meio de uma unidade de comando eletrônico e de sensores que monitoram continuamente a velocidade de cada roda. Se o sistema detectar que uma roda está prestes a travar, ele, repetidas vezes, em intervalos de milésimos de segundos, alivia e retoma a pressão do freio naquela roda, permitindo que ela continue girando. Dessa forma, o piloto consegue manter o controle direcional da motocicleta e desviar de obstáculos, se necessário.
Funcionamento do ABS
- Sensores: Monitoram continuamente a rotação das rodas.
- Atuação: Quando uma roda está prestes a travar, o ABS libera e reaplica a pressão do freio rapidamente.
- Benefícios: Melhora o controle em frenagens severas e pisos de baixa aderência, reduzindo o risco de travamento e derrapagens.
Sistema CBS

O CBS, por sua vez, é um sistema mais simples que distribui automaticamente a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira quando o pedal de freio é acionado, ajudando a estabilizar a motocicleta e buscando evitar que ela perca o controle durante a frenagem. Este sistema é particularmente benéfico para motociclistas iniciantes, pois facilita o uso correto dos freios.
Funcionamento do CBS
- Distribuição: A força de frenagem é automaticamente dividida entre as duas rodas.
- Atuação: Ao acionar o pedal de freio, cerca de 30% da força é direcionada para o freio dianteiro.
- Benefícios: Aumenta a eficiência da frenagem e melhora a estabilidade da moto.
Comparação entre ABS e CBS
ABS | CBS | |
---|---|---|
Tipo de Controle | Eletrônico, evita travamento | Mecânico, distribui força entre as rodas |
Foco Principal | Reduzir tempo de frenagem, mantendo a roda girando e controle direcional | Reduzir tempo de frenagem, mantendo estabilidade |
Utilização | Em frenagens mais intensas e pisos de baixa aderência | Em frenagens com o pedal de freio traseiro |
Complexidade | Mais sofisticado, requer manutenção especializada e mais expertise na pilotagem | Baixo custo de produção e manutenção, fácil execução |
Em que situações o ABS é mais eficiente do que o CBS
- Frenagens e manobras de emergência: Em situações críticas, como quando um obstáculo inesperado aparece à frente, o ABS permite que o piloto mantenha o controle direcional enquanto freia. Isso é crucial para evitar derrapagens e quedas, pois o sistema impede o travamento das rodas e mantem a moto sob o controle do piloto.
- Superfícies escorregadias: O ABS é especialmente útil em pisos molhados, com óleo ou outras superfícies de baixa aderência. Ele ajusta rapidamente a pressão dos freios para evitar que as rodas travem, permitindo dentro do possível que a motocicleta permaneça estável.
- Frenagens em curvas: O ABS proporciona maior segurança ao frear em curvas, onde a transferência de peso pode ser crítica. O sistema ajuda a evitar que as rodas percam aderência, mantendo a motocicleta no trajeto desejado.
- Redução da Distância de Parada: Em comparação com sistemas tradicionais e mesmo com o CBS, o ABS pode reduzir a distância de frenagem em até 30%, especialmente em condições adversas. Isso significa que os pilotos podem parar mais rapidamente e com mais segurança.
Opinião do Guru
Já passou da hora de montadoras como a Honda e também a Yamaha reconhecerem a importância do público brasileiro e realmente valorizarem seus consumidores. Hoje, somos a quarta maior receita da Honda no mundo, mas ainda assim eles nos oferecem tecnologias ultrapassadas ou “meia boca” para não comprometerem seus lucros. Apesar de, infelizmente, a legislação brasileira permitir o sistema CBS, já deveríamos ter o ABS como padrão em todas as motocicletas, em vez de recebermos desculpas esfarrapadas como a de que o CBS é para ajudar pilotos menos experientes a realizarem “frenagens mais eficientes e em espaços mais curtos ‘na marra’ “, como escrito pela própria Honda em seu site. Os motociclistas precisam conhecer o funcionamento da sua moto e aprender a realizar frenagens combinadas entre freio dianteiro, traseiro e motor, para estarem preparados para as mais diversas situações. Esse controle deveria estar na mão (e no pé!) dos pilotos e não ser feito automaticamente pela moto. Já ouvi vários relatos na oficina de pessoas que acabaram sofrendo quedas devido a esse sistema. Cabe a nós consumidores exigirmos melhorias reais e não aceitarmos mais essas justificativas das montadoras. E aí, eu pergunto: por causa de uma economia de 1 mil reais, por exemplo, você deixaria de comprar uma moto com partida elétrica para optar por uma de partida a pedal? É preciso pensarmos e entendermos mais sobre o funcionamento das coisas para fazermos melhores escolhas. E é esse o grande objetivo desse portal: levar informação especializada diretamente da oficina para a casa dos nossos leitores.
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