“Mais leve, mais potente e mais inteligente.” É… polêmicos de plantão, essa é a frase que a turma fã da BMW anda repetindo nas redes quando fala da nova R 1300 GS. Mas será que ela é isso tudo mesmo? E que tal tirar a prova dos nove com uma comparação direta com as principais rivais? Então, sem mais delongas, sigam-me os bons!
Neste artigo, vamos mergulhar nas inovações da nova BMW R 1300 GS, entender o que faz dela uma das motos mais desejadas da atualidade e, além disso, comparar diretamente com suas principais rivais: Ducati Multistrada V4 S, Honda Africa Twin CRF1100L Adventure Sports DCT, KTM 1290 Super Adventure S e Triumph Tiger 1200 Rally Explorer. Assim, você terá em mãos um panorama completo para refletir sobre qual moto se encaixa melhor no seu perfil.
A BMW não apenas atualizou a sua consagrada linha GS, ela a reimaginou. A nova BMW R 1300 GS, lançada oficialmente em setembro de 2023 na Alemanha, chegou como a substituta da icônica R 1250 GS, e não demorou a conquistar novamente o trono entre as big trails mais desejadas do planeta.
Mais que uma evolução, a R 1300 GS representa um salto ousado. A começar pelo novo motor boxer, agora com 1.300 cc e 145 cavalos, o mais potente já usado em uma GS de produção. Porém, a mudança vai além dos números: o chassi foi redesenhado, o peso foi reduzido em 12 kg, a eletrônica ficou ainda mais sofisticada, e o visual… bem, é aqui que as opiniões se dividem.
Design de impacto: do “amor à primeira vista” à estranheza do farol em X

A BMW ousou com um novo conjunto óptico dianteiro assimétrico em forma de “X”, que abandonou a estética clássica para algo mais moderno e compacto. Para alguns, futurista. Para outros, estranho. Mas todos concordam: essa GS não passa despercebida.
O design mais enxuto também não é apenas estético. Ele tem propósito: melhor aerodinâmica, ergonomia aprimorada e distribuição de peso otimizada para o off-road. Ou seja, ela é mais leve, ágil e confortável, mesmo nos piores terrenos.
Tecnologia de outro nível

O arsenal eletrônico impressiona até os mais exigentes. Painel TFT de 6,5″, modos de condução personalizáveis, controle de tração dinâmico, ABS Pro para curvas, Dynamic ESA com ajuste eletrônico de suspensão e até faróis adaptativos em LED. Isso sem contar os pacotes extras, que podem incluir aquecimento de manoplas, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro adaptativo.
Com essa breve apresentação, já dá para perceber que a nova R 1300 GS representa uma evolução significativa. Mas e quando a gente coloca essa BMW frente a frente com suas principais concorrentes? Será que ela continua se destacando com tanta folga assim?
Quando falamos de big trails premium, cada detalhe faz a diferença. Abaixo, reunimos um panorama das cinco principais candidatas ao posto de rainha das estradas e trilhas, além de uma tabela comparativa extremamente detalhada para que você possa avaliar qual delas realmente é a ideal para o seu perfil, estilo e tipo de aventura.
BMW R 1300 GS: evoluiu em potência, perdeu peso e ficou mais equilibrada entre on e off-road. O clássico motor boxer agora entrega 145 cv e torque de sobra, aliado ao conforto do eixo cardã. Sua eletrônica é uma das mais completas do segmento, e o novo design ousado mostra que a BMW está disposta a desafiar tradições.
Ducati Multistrada V4 S: a mais esportiva do grupo. Seu motor V4 entrega desempenho digno de superbike com 170 cv, e o pacote eletrônico inclui radar frontal com controle de cruzeiro adaptativo. Ideal para quem prioriza desempenho e tecnologia no asfalto, mas menos indicada para aventuras pesadas no off-road.
Honda Africa Twin CRF1100L Adventure Sports DCT: menos potente, mas bastante estável. Sua principal arma é o câmbio automático DCT, que oferece uma experiência única de condução tanto na cidade quanto na terra. Não tem o mesmo arsenal tecnológico das europeias, mas é extremamente prática, robusta e bem ajustada para o off-road.
KTM 1290 Super Adventure S: é a mais agressiva da lista, com motor V-Twin de 160 cv e visual radical. Traz excelente ergonomia para pilotagem em pé, painel moderno e suspensões semi-ativas WP. Indicação clara para quem quer alto desempenho e não se intimida com motos de atitude forte.
Triumph Tiger 1200 Rally Explorer: com motor tricilíndrico T-Plane de 1.160 cc, a Tiger oferece 150 cv e um torque suave e forte desde as baixas rotações. O tanque de 30 litros proporciona autonomia impressionante, e sua suspensão eletrônica Showa de 220 mm de curso coloca a Tiger entre as melhores para o uso off-road. A tecnologia embarcada inclui radar de ponto cego, faróis adaptativos, quickshifter e assistente de rampa. Seu único ponto sensível é o peso (261 kg), mas para muitos, o conforto e a sofisticação compensam.
Ficha Técnica Completa – BMW R 1300 GS (2025)
Categoria | Especificação |
---|---|
Motor | Boxer bicilíndrico, 4 tempos, refrigeração ar/líquido |
Cilindrada | 1.300 cc |
Potência máxima | 145 cv @ 7.750 rpm |
Torque máximo | 149 Nm @ 6.500 rpm |
Diâmetro x Curso | 106,5 mm x 73 mm |
Taxa de compressão | 13,3:1 |
Alimentação | Injeção eletrônica com corpo de borboleta de 52 mm |
Câmbio | 6 marchas com embreagem assistida (anti-deslizante) |
Transmissão Final | Eixo cardã |
Quadro | Híbrido em aço com subquadro em alumínio |
Suspensão dianteira | Telelever EVO, curso de 190 mm |
Suspensão traseira | Paralever EVO, curso de 200 mm (Dynamic ESA opcional) |
Rodas/Pneus | 19″ (d) e 17″ (t), pneus 120/70 R19 e 170/60 R17 |
Freios dianteiros | Disco duplo 310 mm, pinças radiais de 4 pistões |
Freio traseiro | Disco simples 285 mm, pinça de 2 pistões |
ABS | ABS Pro (otimizado para curvas) |
Comprimento | 2.212 mm |
Largura (com espelhos) | 1.000 mm |
Distância entre-eixos | 1.518 mm |
Altura do assento | 850 mm (ajustável de 800 a 900 mm) |
Peso em ordem de marcha | 237 kg |
Capacidade do tanque | 19 litros (reserva de ~4 litros) |
Modos de pilotagem | Rain, Road, Dynamic, Enduro (e mais no pacote Pro) |
Painel | TFT colorido de 6,5″ com conectividade |
Recursos eletrônicos | DTC, controle de cruzeiro, farol adaptativo, Hill Start |
Padrão de emissão | Euro 5 |
Consumo médio | Aproximadamente 4,8 l/100 km |
Autonomia estimada | Cerca de 400 km |
Tabela Comparativa Técnica – Big Trails Premium (2025)
Características | BMW R 1300 GS | Ducati Multistrada V4 S | Honda Africa Twin CRF1100L DCT | KTM 1290 Super Adventure S | Triumph Tiger 1200 Rally Explorer |
Motor | Boxer 2 cil., 1.300 cc | V4, 1.158 cc | 2 cil. paralelos, 1.084 cc | V-Twin, 1.301 cc | 3 cil. em linha, 1.160 cc |
Potência (cv) | 145 @ 7.750 rpm | 170 @ 10.500 rpm | 102 @ 7.500 rpm | 160 @ 9.000 rpm | 150 @ 9.000 rpm |
Torque (Nm) | 149 @ 6.500 rpm | 125 @ 8.750 rpm | 105 @ 6.250 rpm | 138 @ 6.500 rpm | 130 @ 7.000 rpm |
Transmissão | 6 marchas, cardã | 6 marchas, corrente | DCT (automático), corrente | 6 marchas, corrente | 6 marchas, cardã (quickshifter) |
Peso em ordem de marcha | 237 kg | 243 kg | 248 kg | 245 kg | 261 kg |
Tanque de combustível | 19 L | 22 L | 24,8 L | 23 L | 30 L |
Altura do assento | 850 mm (aj. 800-900 mm) | 840 mm (ajustável) | 850 mm (ajustável) | 849 mm (ajustável) | 875-895 mm (com redução ativa -20 mm) |
Suspensão dianteira | Telelever EVO, 190 mm | Skyhook eletrônica, 170 mm | Showa eletrônica, 230 mm | WP eletrônica, 200 mm | Showa semi-ativa, 220 mm |
Suspensão traseira | Paralever EVO, 200 mm | Skyhook eletrônica, 170 mm | Showa eletrônica, 220 mm | WP eletrônica, 200 mm | Showa semi-ativa, 220 mm |
Modos de pilotagem | 4 (expansíveis) | 4 + modos personalizáveis | 4 | 6 | 6 (inclui Off-Road Pro e Rider) |
Tecnologias adicionais | Dynamic ESA, farol adaptativo, DTC, ABS Pro | Radar (ACC), ABS cornering | ABS cornering, HSTC, DCT | ABS cornering, MSC, radar (opc) | Radar de ponto cego, quickshifter, Hill Hold, farol adaptativo |
Preço no Brasil (estimado) | R$ 105.000 – R$ 110.000 | R$ 140.000 – R$ 145.000 | R$ 90.000 – R$ 95.000 | R$ 170.000 – R$ 175.000 | R$ 125.000 – R$ 130.000 |
Quem venceu em quê? A conclusão rápida
Critério | Melhor Escolha |
Mais Potente | Ducati Multistrada V4 S |
Mais Tecnológica | BMW R 1300 GS / Ducati / Triumph (empate) |
Mais Robusta Off-road | Honda Africa Twin / Triumph Tiger 1200 |
Melhor Equilíbrio Potência/Peso | KTM 1290 Super Adventure S |
Maior Autonomia | Triumph Tiger 1200 Rally Explorer |
Melhor para Viagens Longas | BMW R 1300 GS / Triumph Tiger 1200 |
Opinião do Guru:
Meus nobres polêmicos, escolher a big trail ideal virou quase um desafio pessoal com tantas opções premium no mercado. Neste comparativo, colocamos frente a frente cinco gigantes: BMW R 1300 GS, Ducati Multistrada V4 S, Honda Africa Twin, KTM 1290 Super Adventure S e Triumph Tiger 1200 Rally Explorer. Cada uma entrega uma combinação única de performance, conforto, autonomia e tecnologia, e cabe a você decidir qual combina mais com seu estilo de pilotagem.
A BMW R1300GS, por exemplo, impressiona com seu controle de cruzeiro adaptativo por radar, que ajusta automaticamente a velocidade conforme o tráfego. Parece incrível, mas pode ser excessivamente zeloso, especialmente em ultrapassagens em vias de mão dupla, onde a perda de potência entre faixas ativas compromete a fluidez e até a segurança. Além disso, o modelo básico vem com kit limitado, e quem quer o “pacote completo” precisa abrir a carteira. O preço pode ficar salgado, especialmente com todos os opcionais que tornam a moto digna do seu status.
Se isso for demais, a R1250GS continua sendo uma opção sólida e confiável. Mais acessível, com seguidores fiéis e capaz de fazer praticamente tudo o que a 1300 faz, só que custando menos. E sim, muitas vezes é mais negócio comprar uma 1250 toda equipada do que uma 1300 básica que pode deixar você com aquela sensação de quase ter comprado a moto dos sonhos.
Por fim, se você torce o nariz para painéis cheios de tecnologia, a 1300 pode parecer intimidadora. Porém, vale a pena fazer um teste ride, pois o sistema da BMW é mais intuitivo do que parece à primeira vista.








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