BMW R 1300 GS: Será que ela é isso tudo mesmo?

“Mais leve, mais potente e mais inteligente.” É… polêmicos de plantão, essa é a frase que a turma fã da BMW anda repetindo nas redes quando fala da nova R 1300 GS. Mas será que ela é isso tudo mesmo? E que tal tirar a prova dos nove com uma comparação direta com as principais rivais? Então, sem mais delongas, sigam-me os bons!

Neste artigo, vamos mergulhar nas inovações da nova BMW R 1300 GS, entender o que faz dela uma das motos mais desejadas da atualidade e, além disso, comparar diretamente com suas principais rivais: Ducati Multistrada V4 S, Honda Africa Twin CRF1100L Adventure Sports DCT, KTM 1290 Super Adventure S e Triumph Tiger 1200 Rally Explorer. Assim, você terá em mãos um panorama completo para refletir sobre qual moto se encaixa melhor no seu perfil.

A BMW não apenas atualizou a sua consagrada linha GS, ela a reimaginou. A nova BMW R 1300 GS, lançada oficialmente em setembro de 2023 na Alemanha, chegou como a substituta da icônica R 1250 GS, e não demorou a conquistar novamente o trono entre as big trails mais desejadas do planeta.

Mais que uma evolução, a R 1300 GS representa um salto ousado. A começar pelo novo motor boxer, agora com 1.300 cc e 145 cavalos, o mais potente já usado em uma GS de produção. Porém, a mudança vai além dos números: o chassi foi redesenhado, o peso foi reduzido em 12 kg, a eletrônica ficou ainda mais sofisticada, e o visual… bem, é aqui que as opiniões se dividem.


Design de impacto: do “amor à primeira vista” à estranheza do farol em X

A BMW ousou com um novo conjunto óptico dianteiro assimétrico em forma de “X”, que abandonou a estética clássica para algo mais moderno e compacto. Para alguns, futurista. Para outros, estranho. Mas todos concordam: essa GS não passa despercebida.

O design mais enxuto também não é apenas estético. Ele tem propósito: melhor aerodinâmica, ergonomia aprimorada e distribuição de peso otimizada para o off-road. Ou seja, ela é mais leve, ágil e confortável, mesmo nos piores terrenos.


Tecnologia de outro nível

O arsenal eletrônico impressiona até os mais exigentes. Painel TFT de 6,5″, modos de condução personalizáveis, controle de tração dinâmico, ABS Pro para curvas, Dynamic ESA com ajuste eletrônico de suspensão e até faróis adaptativos em LED. Isso sem contar os pacotes extras, que podem incluir aquecimento de manoplas, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro adaptativo.


Com essa breve apresentação, já dá para perceber que a nova R 1300 GS representa uma evolução significativa. Mas e quando a gente coloca essa BMW frente a frente com suas principais concorrentes? Será que ela continua se destacando com tanta folga assim?

Quando falamos de big trails premium, cada detalhe faz a diferença. Abaixo, reunimos um panorama das cinco principais candidatas ao posto de rainha das estradas e trilhas, além de uma tabela comparativa extremamente detalhada para que você possa avaliar qual delas realmente é a ideal para o seu perfil, estilo e tipo de aventura.

BMW R 1300 GS: evoluiu em potência, perdeu peso e ficou mais equilibrada entre on e off-road. O clássico motor boxer agora entrega 145 cv e torque de sobra, aliado ao conforto do eixo cardã. Sua eletrônica é uma das mais completas do segmento, e o novo design ousado mostra que a BMW está disposta a desafiar tradições.

Ducati Multistrada V4 S: a mais esportiva do grupo. Seu motor V4 entrega desempenho digno de superbike com 170 cv, e o pacote eletrônico inclui radar frontal com controle de cruzeiro adaptativo. Ideal para quem prioriza desempenho e tecnologia no asfalto, mas menos indicada para aventuras pesadas no off-road.

Honda Africa Twin CRF1100L Adventure Sports DCT: menos potente, mas bastante estável. Sua principal arma é o câmbio automático DCT, que oferece uma experiência única de condução tanto na cidade quanto na terra. Não tem o mesmo arsenal tecnológico das europeias, mas é extremamente prática, robusta e bem ajustada para o off-road.

KTM 1290 Super Adventure S: é a mais agressiva da lista, com motor V-Twin de 160 cv e visual radical. Traz excelente ergonomia para pilotagem em pé, painel moderno e suspensões semi-ativas WP. Indicação clara para quem quer alto desempenho e não se intimida com motos de atitude forte.

Triumph Tiger 1200 Rally Explorer: com motor tricilíndrico T-Plane de 1.160 cc, a Tiger oferece 150 cv e um torque suave e forte desde as baixas rotações. O tanque de 30 litros proporciona autonomia impressionante, e sua suspensão eletrônica Showa de 220 mm de curso coloca a Tiger entre as melhores para o uso off-road. A tecnologia embarcada inclui radar de ponto cego, faróis adaptativos, quickshifter e assistente de rampa. Seu único ponto sensível é o peso (261 kg), mas para muitos, o conforto e a sofisticação compensam.

Ficha Técnica Completa – BMW R 1300 GS (2025)
CategoriaEspecificação
MotorBoxer bicilíndrico, 4 tempos, refrigeração ar/líquido
Cilindrada1.300 cc
Potência máxima145 cv @ 7.750 rpm
Torque máximo149 Nm @ 6.500 rpm
Diâmetro x Curso106,5 mm x 73 mm
Taxa de compressão13,3:1
AlimentaçãoInjeção eletrônica com corpo de borboleta de 52 mm
Câmbio6 marchas com embreagem assistida (anti-deslizante)
Transmissão FinalEixo cardã
QuadroHíbrido em aço com subquadro em alumínio
Suspensão dianteiraTelelever EVO, curso de 190 mm
Suspensão traseiraParalever EVO, curso de 200 mm (Dynamic ESA opcional)
Rodas/Pneus19″ (d) e 17″ (t), pneus 120/70 R19 e 170/60 R17
Freios dianteirosDisco duplo 310 mm, pinças radiais de 4 pistões
Freio traseiroDisco simples 285 mm, pinça de 2 pistões
ABSABS Pro (otimizado para curvas)
Comprimento2.212 mm
Largura (com espelhos)1.000 mm
Distância entre-eixos1.518 mm
Altura do assento850 mm (ajustável de 800 a 900 mm)
Peso em ordem de marcha237 kg
Capacidade do tanque19 litros (reserva de ~4 litros)
Modos de pilotagemRain, Road, Dynamic, Enduro (e mais no pacote Pro)
PainelTFT colorido de 6,5″ com conectividade
Recursos eletrônicosDTC, controle de cruzeiro, farol adaptativo, Hill Start
Padrão de emissãoEuro 5
Consumo médioAproximadamente 4,8 l/100 km
Autonomia estimadaCerca de 400 km
Tabela Comparativa Técnica – Big Trails Premium (2025)
CaracterísticasBMW R 1300 GSDucati Multistrada V4 SHonda Africa Twin CRF1100L DCTKTM 1290 Super Adventure STriumph Tiger 1200 Rally Explorer
MotorBoxer 2 cil., 1.300 ccV4, 1.158 cc2 cil. paralelos, 1.084 ccV-Twin, 1.301 cc3 cil. em linha, 1.160 cc
Potência (cv)145 @ 7.750 rpm170 @ 10.500 rpm102 @ 7.500 rpm160 @ 9.000 rpm150 @ 9.000 rpm
Torque (Nm)149 @ 6.500 rpm125 @ 8.750 rpm105 @ 6.250 rpm138 @ 6.500 rpm130 @ 7.000 rpm
Transmissão6 marchas, cardã6 marchas, correnteDCT (automático), corrente6 marchas, corrente6 marchas, cardã (quickshifter)
Peso em ordem de marcha237 kg243 kg248 kg245 kg261 kg
Tanque de combustível19 L22 L24,8 L23 L30 L
Altura do assento850 mm (aj. 800-900 mm)840 mm (ajustável)850 mm (ajustável)849 mm (ajustável)875-895 mm (com redução ativa -20 mm)
Suspensão dianteiraTelelever EVO, 190 mmSkyhook eletrônica, 170 mmShowa eletrônica, 230 mmWP eletrônica, 200 mmShowa semi-ativa, 220 mm
Suspensão traseiraParalever EVO, 200 mmSkyhook eletrônica, 170 mmShowa eletrônica, 220 mmWP eletrônica, 200 mmShowa semi-ativa, 220 mm
Modos de pilotagem4 (expansíveis)4 + modos personalizáveis466 (inclui Off-Road Pro e Rider)
Tecnologias adicionaisDynamic ESA, farol adaptativo, DTC, ABS ProRadar (ACC), ABS corneringABS cornering, HSTC, DCTABS cornering, MSC, radar (opc)Radar de ponto cego, quickshifter, Hill Hold, farol adaptativo
Preço no Brasil (estimado)R$ 105.000 – R$ 110.000R$ 140.000 – R$ 145.000R$ 90.000 – R$ 95.000R$ 170.000 – R$ 175.000R$ 125.000 – R$ 130.000
Quem venceu em quê? A conclusão rápida
CritérioMelhor Escolha
Mais PotenteDucati Multistrada V4 S
Mais TecnológicaBMW R 1300 GS / Ducati / Triumph (empate)
Mais Robusta Off-roadHonda Africa Twin / Triumph Tiger 1200
Melhor Equilíbrio Potência/PesoKTM 1290 Super Adventure S
Maior AutonomiaTriumph Tiger 1200 Rally Explorer
Melhor para Viagens LongasBMW R 1300 GS / Triumph Tiger 1200

Meus nobres polêmicos, escolher a big trail ideal virou quase um desafio pessoal com tantas opções premium no mercado. Neste comparativo, colocamos frente a frente cinco gigantes: BMW R 1300 GS, Ducati Multistrada V4 S, Honda Africa Twin, KTM 1290 Super Adventure S e Triumph Tiger 1200 Rally Explorer. Cada uma entrega uma combinação única de performance, conforto, autonomia e tecnologia, e cabe a você decidir qual combina mais com seu estilo de pilotagem.

A BMW R1300GS, por exemplo, impressiona com seu controle de cruzeiro adaptativo por radar, que ajusta automaticamente a velocidade conforme o tráfego. Parece incrível, mas pode ser excessivamente zeloso, especialmente em ultrapassagens em vias de mão dupla, onde a perda de potência entre faixas ativas compromete a fluidez e até a segurança. Além disso, o modelo básico vem com kit limitado, e quem quer o “pacote completo” precisa abrir a carteira. O preço pode ficar salgado, especialmente com todos os opcionais que tornam a moto digna do seu status.

Se isso for demais, a R1250GS continua sendo uma opção sólida e confiável. Mais acessível, com seguidores fiéis e capaz de fazer praticamente tudo o que a 1300 faz, só que custando menos. E sim, muitas vezes é mais negócio comprar uma 1250 toda equipada do que uma 1300 básica que pode deixar você com aquela sensação de quase ter comprado a moto dos sonhos.

Por fim, se você torce o nariz para painéis cheios de tecnologia, a 1300 pode parecer intimidadora. Porém, vale a pena fazer um teste ride, pois o sistema da BMW é mais intuitivo do que parece à primeira vista.



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