Olá, polêmicos! A Honda decidiu reviver a Sahara 300, e como não podia deixar de ser, o fez com um toque de “vamos ver o que acontece quando juntamos tudo que está na moda”. Ah, a magia da tecnologia: agora você pode dar um rolê de moto com luzes Full-LED piscando como se fosse Natal, freios ABS que praticamente fazem uma dança sincronizada em paradas bruscas, e uma entrada USB-C, porque, afinal, como um aventureiro sobreviveria sem seu smartphone totalmente carregado?
Naturalmente, isso é uma resposta ao mercado, onde as pessoas querem algo que grite “aventura” mas que seja prático para ir ao supermercado.
Então, a Honda decidiu que a nova Sahara 300 deveria ser um pouco mais parruda, mas com um motor que fizesse o trajeto casa-trabalho parecer uma expedição ao Everest, ainda que no meio do trânsito caótico da cidade. O design, claro, tem aquele jeitão familiar das antecessoras, mas com um ar “nossa, como somos modernos”, para que tanto os nostálgicos quanto os novos exploradores urbanos sintam-se representados.

E, porque não basta ser robusta, tem que ser sustentável (ou pelo menos dar essa impressão), a Honda ainda deu um jeitinho de sugerir que este motor é mais eficiente. Assim, podemos até imaginar que alguém, em algum lugar, está pensando no meio ambiente enquanto acelera – ainda que ela continue a gasolina. A Honda sabe que, mesmo que a sustentabilidade ainda seja um sonho distante, é bom dar uma piscadela a quem se preocupa com o planeta.
“Por fim, quem não gosta de um painelzinho de instrumentos que mais parece um videogame?“
Agora com um indicador de marcha para que você possa se sentir mais no controle – como se já não tivesse o suficiente para se preocupar enquanto desbrava a selva de asfalto. Em resumo, a Sahara 300 é como aquele velho amigo que passou por uma reforma: cheio de novos truques, mas ainda com a mesma essência de “vamos pegar a estrada”, só que agora “ não se esqueça de carregar o celular enquanto isso.

Ficha Técnica
Ficha Técnica: | Sahara 300 |
Motor e Performance: | Motor: 1 cilindro, refrigerado a ar com radiador de óleo, OHC, 4 válvulas Cilindrada: 293,5 cm³ Potência: 25,2 CV Torque: 2,74 kgf.m Câmbio: 6 marchas Velocidade Máxima: 160 km/h |
Dimensões e Peso: | Comprimento: 2.193 mm Largura: 829 mm Altura: ABS e Rally: 1.270 mm Adventure: 1.400 mm Entre-eixos: 1.425 mm Distância ao Solo: 269 mm Altura do Assento: 859 mm Peso Seco: ABS e Rally: 147 kg Adventure: 149 kg |
Suspensão, Freios e Pneus: | Suspensão Dianteira: Telescópica com 250 mm de curso Suspensão Traseira: Monoamortecedor com link e ajuste de pré-carga em sete níveis, com 225 mm de curso Freio Dianteiro: Disco de 256 mm com ABS Freio Traseiro: Disco de 220 mm com ABS Pneu Dianteiro: 90/90-21 Pneu Traseiro: 120/80-18 |
Capacidade e Consumo: | Tanque de Combustível: 13,8 litros Consumo Médio: 28 km/L |
Outros Detalhes: | Iluminação: Full-LED Painel: Digital LCD com computador de bordo, indicador de marcha engatada, relógio, etc. Tomada: USB-C Manutenção: Primeira revisão aos 1.000 km ou 6 meses Revisões subsequentes a cada 6.000 km ou 6 meses |
Opinião do Guru
Parece que a nova Sahara 300 da Honda chegou com tudo – inclusive com problemas! Logo depois de ser lançada com aquele precinho camarada de R$ 28.800, a moto já está dando uma pausa… literalmente.
Entre desligamentos repentinos do motor e um recall para substituir a fiação, a Honda está convidando todos os aventureiros para uma visita ao mecânico, afinal, ninguém quer pagar esse valor para andar com uma moto que desliga sozinha no meio da estrada, né?
Depois de resolver o drama do cabeçote quebrado, agora é a vez do fusível. Só falta agora uma versão que venha com um bônus: um fusível reserva e, quem sabe, um cupom de desconto para o próximo recall!