Polêmicos, nosso foco sempre foi o mundo das motocicletas. Mas diante de um absurdo desses, não dá pra ficar calado.
Decidimos dar nossa opinião com base nos anos de experiência que acumulamos nas duas rodas. Sim, há diferenças entre carros e motos, mas não a ponto de ignorar uma nota como essa e fingir que está tudo bem.
Então, prepare-se para entender a nova desculpa sobre a correia dentada banhada a óleo e descubra o que o Guru realmente pensa sobre essa história.
No mais… sigam-me os bons!
GM Reativa Garantia
O Chevrolet Onix tem uma correia dentada banhada a óleo que deve durar 240 mil quilômetros. Mas, o problema é que muitas estão se rompendo antes disso e a fábrica descobriu um provável motivo para isso.
A razão para essas ocorrências é que a maioria dos proprietários não usa o óleo do motor recomendado e aí a correia rompe mesmo. Como esse problema está prejudicando a imagem do carro, a GM decidiu tomar algumas medidas.
A marca chamou todos os proprietários de Onix produzidos desde 2020 para levar o carro até a concessionária para que a correia seja examinada. Se ela estiver legal, a oficina troca o óleo e o filtro, cobrando R$ 660.
A partir disso, a correia passa a ter garantia até 240 mil quilômetros desde que o carro seja levado para as revisões lá na concessionária. Se a correia não estiver legal, ela é trocada por uma nova por apenas R$ 700 e com as revisões na concessionária, a garantia da correia também é confirmada até 240 mil quilômetros. Uma bela sacada da fábrica.
Fonte: https://encurtador.com.br/VZEK7
Opnião do Guru:
A GM admite que muitas correias dentadas banhadas a óleo dos Onix estão rompendo antes dos 240 mil km prometidos. E qual a solução brilhante? Levar o carro à concessionária, pagar R$ 660 por uma troca de óleo e filtro, mesmo que esteja tudo certo “para então ganhar” a garantia da correia. Se a peça já estiver danificada, o valor vai para R$ 700. E em ambos os casos, claro, você precisa continuar fazendo todas as revisões com eles.
Agora, vamos pensar: se o problema é causado por não usar o óleo correto, e se o proprietário segue à risca o que está no manual, por que a GM não faz sua parte e rotula de forma clara os óleos incompatíveis, mesmo que eles afirmem atender às especificações exigidas? Afinal, eles são vendidos livremente no mercado. Por que jogar a culpa no consumidor e amarrá-lo à rede de concessionárias?
Soa mais como uma estratégia de retenção financeira disfarçada de “solução técnica”. Na prática, o que a GM quer mesmo é proteger a imagem de uma solução mecânica arriscada, lançada antes do tempo. Mais um caso onde o cliente serve de cobaia,mas com boleto incluso.
E para piorar, tem gente elogiando essa manobra, como o Boris Feldman, que chama isso de “bela sacada”. Sério? Bela sacada para quem? Para quem paga R$ 660 por um óleo só pra não perder a garantia de uma peça que já deveria ser confiável?
É por essas e outras que a gente diz: transparência nunca anda de mãos dadas com publicidade. E quando o marketing sorri demais, é bom desconfiar.
Nosso foco é motocicletas, mas uma desculpa esfarrapada dessas não dá para engolir.