Quando o problema é do carro, mas a conta é do dono!


GM Reativa Garantia

O Chevrolet Onix tem uma correia dentada banhada a óleo que deve durar 240 mil quilômetros. Mas, o problema é que muitas estão se rompendo antes disso e a fábrica descobriu um provável motivo para isso.
A razão para essas ocorrências é que a maioria dos proprietários não usa o óleo do motor recomendado e aí a correia rompe mesmo. Como esse problema está prejudicando a imagem do carro, a GM decidiu tomar algumas medidas.
A marca chamou todos os proprietários de Onix produzidos desde 2020 para levar o carro até a concessionária para que a correia seja examinada. Se ela estiver legal, a oficina troca o óleo e o filtro, cobrando R$ 660.

A partir disso, a correia passa a ter garantia até 240 mil quilômetros desde que o carro seja levado para as revisões lá na concessionária. Se a correia não estiver legal, ela é trocada por uma nova por apenas R$ 700 e com as revisões na concessionária, a garantia da correia também é confirmada até 240 mil quilômetros. Uma bela sacada da fábrica.

Fonte: https://encurtador.com.br/VZEK7


Opnião do Guru:

A GM admite que muitas correias dentadas banhadas a óleo dos Onix estão rompendo antes dos 240 mil km prometidos. E qual a solução brilhante? Levar o carro à concessionária, pagar R$ 660 por uma troca de óleo e filtro, mesmo que esteja tudo certo “para então ganhar” a garantia da correia. Se a peça já estiver danificada, o valor vai para R$ 700. E em ambos os casos, claro, você precisa continuar fazendo todas as revisões com eles.
   Agora, vamos pensar: se o problema é causado por não usar o óleo correto, e se o proprietário segue à risca o que está no manual, por que a GM não faz sua parte e rotula de forma clara os óleos incompatíveis, mesmo que eles afirmem atender às especificações exigidas? Afinal, eles são vendidos livremente no mercado. Por que jogar a culpa no consumidor e amarrá-lo à rede de concessionárias?
   Soa mais como uma estratégia de retenção financeira disfarçada de “solução técnica”. Na prática, o que a GM quer mesmo é proteger a imagem de uma solução mecânica arriscada, lançada antes do tempo. Mais um caso onde o cliente serve de cobaia,mas com boleto incluso.
  E para piorar, tem gente elogiando essa manobra, como o Boris Feldman, que chama isso de “bela sacada”. Sério? Bela sacada para quem? Para quem paga R$ 660 por um óleo só pra não perder a garantia de uma peça que já deveria ser confiável?

É por essas e outras que a gente diz: transparência nunca anda de mãos dadas com publicidade. E quando o marketing sorri demais, é bom desconfiar.

Nosso foco é motocicletas, mas uma desculpa esfarrapada dessas não dá para engolir.

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