Saiba quais modelos da montadora italiana Morini virão para o Brasil

E aí, polêmicos! A Moto Morini, marca de motos italiana que hoje faz parte do grupo chinês Zhongneng, anunciou, no dia 05, no EICMA, os três modelos que serão lançados no Brasil, no segundo semestre de 2025. A marca hoje está presente em 55 países e, ano que vem, acrescentará o Brasil na sua lista. A previsão de investimentos no nosso país é de 250 milhões, nos próximos três anos, para estruturar sua linha de montagem na Zona Franca de Manaus, além de rede de distribuição e de vendas. Entre as motos que serão lançadas no Brasil estão a Seiemmezzo, a X-Cape e a Calibro, modelos que combinam a rica tradição italiana com a inovação tecnológica. Conheça os detalhes mecânicos e estéticos de cada um deles e vamos aguardar para ver se virão nessas mesmas configurações para o Brasil. Então, sigam-me os bons!


O modelo naked Seiemezzo, em português seis e meio, será disponibilizado nas versões Street (STR) com rodas de liga leve e Scrambler (SCR) com rodas raiadas. Com motor bicilíndrico de 649 cilindradas, 61 cavalos de potência, transmissão com câmbio de 6 velocidades, oferece uma entrega de potência suave e linear.

O estilo neo-clássico traz um visual limpo, minimalista e sofisticado, mesclando design clássico com tecnologia moderna. Garfos invertidos ajustáveis, freios ABS com disco duplo na dianteira e pinças Brembo, farol redondo com iluminação full LED, suporte de placa atrás da roda, painel TFT colorido de 5 polegadas com conectividade bluetooth são alguns dos destaques.

A versão Scrambler traz como características diferentes do modelo Street, além das rodas raiadas, pneus de uso misto, bolha pequena, retrovisores redondos, paralama dianteiro alto, protetores de bengalas, protetor de escapamento e uma rabeta curta na parte traseira do chassi.


A X-Cape é a aposta da Moto Morini no segmento adventure touring, projetada para oferecer desempenho e conforto tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road. Com o mesmo motor da Seiemmezzo, ajustado para oferecer torque em baixas e médias rotações.

Com visual moderno e robusto, possui carenagens que oferecem proteção aerodinâmica, farol com design agressivo e iluminação full LED, parabrisa ajustável em altura, que proporciona proteção contra o vento, protetores de mão e suporte para bagagem. É equipada ainda com garfos invertidos ajustáveis Marzocchi, freios ABS com disco duplo na dianteira e pinças Brembo, rodas de 19″e 17″, disponíveis nas versões raiadas ou de liga leve, com pneus para uso misto, e painel TFT colorido de 7 polegadas com conectividade bluetooth. Seu tanque com capacidade de 18L, assento ergonômico e uma posição de pilotagem ereta e relaxada contribuem para a possibilidade de encarar viagens prolongadas.


A Calibro é a mais nova adição à linha da Moto Morini, representando a entrada da marca no segmento custom/cruiser, combinando estilo clássico com tecnologias modernas. Com motor bicilíndrico de 693 cilindradas, 69 cavalos de potência, transmissão com câmbio de 6 velocidades, otimizado para cruzeiro, pneu traseiro 160, faz desse modelo uma boa opção para pegar estrada. O que transforma a Calibro Custom em uma Bagger, é a substituição da clássica carenagem de farol por um parabrisas batwing, além dos alforges rígidos de 19L.

Com design custom clássico, inspirado no visual americano, possui farol redondo de led, painel redondo que combina elementos analógicos e digitais, banco bipartido, comando avançado e guidão amplo, garantindo também uma posição de pilotagem confortável para longas viagens.


E como está sendo a repercussão desses modelos Morini, nos países onde já estão disponíveis? Segue agora um resumo dos principais comentários dos consumidores, incluindo observações sobre desempenho, design, confiabilidade e experiências com o pós-venda.

Seiemmezzo:

É considerada confiável, sem relatos comuns de falhas mecânicas graves. Elogiada pelo seu estilo neo-clássico, com acabamentos de alta qualidade e atenção aos detalhes.

Os pilotos apreciam a agilidade da moto, especialmente em ambientes urbanos e estradas sinuosas, e o peso e o chassi bem equilibrado contribuem para uma condução divertida e responsiva. O motor oferece desempenho satisfatório para uso diário, com respostas rápidas e suaves. Alguns usuários relatam que o assento pode se tornar desconfortável em viagens mais longas, sugerindo a necessidade de melhor acolchoamento, e há sugestões de que a suspensão poderia ser ajustada para lidar melhor com irregularidades em pavimentos ruins. A experiência com o pós-venda, em países onde a Moto Morini possui uma rede de concessionárias estabelecida, tem sido positiva com relação a serviços de manutenção e suporte. Já em regiões onde a presença da marca ainda está se consolidando, alguns usuários enfrentam desafios com a disponibilidade de peças de reposição e tempo de espera mais longo para serviços.


X-Cape:

É geralmente considerada confiável pelos proprietários e não há relatos significativos de problemas mecânicos recorrentes, apesar de encontrarmos casos pontuais dos primeiros modelos fabricados, como falhas na bobina e na ventoinha do radiador, entrada de água nos faróis e descarregamento rápido da bateria. Elogiada pelo design moderno e agressivo, e pela carenagem protetora e parabrisa ajustável que oferecem boa proteção aerodinâmica.

A posição de pilotagem e o banco são considerados confortáveis, e a suspensão ajustável e os freios proporcionam confiança e estabilidade na pilotagem. Recebem comentários positivos também o tamanho do painel que permite uma leitura clara e fácil e seus recursos de conectividade, assim como a iluminação full LED. A potência do motor é vista como adequada para uso em estradas e trechos off-road leves, mas há relatos de que, em velocidades mais elevadas, poderia oferecer um pouco mais de potência para ultrapassagens. Alguns usuários mencionam ainda que a X-Cape é um pouco pesada, especialmente em manobras em baixas velocidades ou em terrenos irregulares, e apontam como um erro da marca a falta de um cavalete central. Similar à Seiemmezzo, a satisfação com o serviço de pós-venda varia conforme a infraestrutura local. Em áreas com suporte estabelecido, os clientes estão satisfeitos; em outras, podem enfrentar desafios com suporte técnico.


Calibro:

Como um modelo mais recente, a Calibro ainda está construindo um histórico de confiabilidade, mas não há relatos de problemas mecânicos significativos até o momento. Atrai atenção dos entusiastas de motos custom pelo seu design custom-clássico, com detalhes como o escapamento duplo cromado e o tanque volumoso.

A posição de pilotagem relaxada e o assento baixo são apreciados, tornando a moto acessível a pilotos de diferentes estaturas, e o conforto em viagens longas é destacado positivamente. O motor oferece torque abundante em baixas rotações, proporcionando uma condução suave e potente. Por sua vez, alguns consumidores gostariam de ver mais recursos tecnológicos, como controle de tração ou modos de pilotagem e o peso da moto é mencionado por alguns usuários como um fator que pode dificultar manobras em baixa velocidade. A disponibilidade de peças e serviços pode ser limitada em alguns mercados.


Agora que já falamos individualmente de cada modelo, para quem interessar, vamos deixar uma tabela com a ficha técnica de todos eles. Lembrando que ela foi feita baseada nas informações que temos, no ano de 2024, dos sites da morini.com e morini.eu, e que sabemos que os modelos sofrem ajustes para cada país.


Visto tudo isso, acreditamos que podemos esperar motos de qualidade, com desempenho confiável e designs diferenciados e atraentes. Vale ressaltar que, como com qualquer outro produto novo no mercado, antes de comprar vale pesquisar bastante, fazer um test ride, verificar a disponibilidade dos serviços na sua região e acompanhar avaliações e comentários dos primeiros compradores. Mas isso é um assunto lá para segundo semestre do ano que vem né, quando esses modelos estarão de fato disponíveis no mercado, inicialmente somente na capital paulista e em algumas cidades do interior de SP, com previsão de expansão para outros estados até 2027.

A Moto Morini tem a oportunidade de consolidar sua reputação no Brasil, oferecendo produtos que combinam tradição e inovação, e atendendo às expectativas de um mercado exigente e apaixonado por motocicletas. Assim, esperamos que a empresa se mostre compromissada com a satisfação do cliente, desde a experiência de compra até o suporte de pós-venda.

Se você leu até aqui, deixe sua opinião sobre essa matéria, para que possamos produzir conteúdos cada vez mais alinhados com o que você deseja saber. E compartilhe com aqueles seus amigos que gostam de estar por dentro das novidades.

spot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Últimas Notícias